segunda-feira, 6 de outubro de 2014

SANTIAGO DE COMPOSTELA

FERNANDO AZEVEDO

Quem quiser saber tudo sobre essa cidade procure Luizinho Bompastor que já fez todos os caminhos. O meu caminho era do hotel Gemirez na Rua Hórreo até o centro histórico, não mais de 500 metros, sem mochila e sem cajado. Publiquei fotos de uma linda cidade do século IX terceiro maior centro de peregrinação do mundo apenas superada por Roma e Jerusalém. Chegamos ao fim de uma tarde onde o sol foi nosso companheiro durante toda viagem e é emocionante o encontro com suas ruas e catedral. Todas as línguas e todos os tipos do mundo ali estão. Muitos jovens caminhantes ou ciclistas, e muitos e muitos velhos que louvo a coragem de fazerem caminhos com pesadas mochilas às costas como se tivessem 20 anos. Dia seguinte contratamos um taxi por uma hora e 30 euros e um motorista atencioso foi nos mostrando todo o entorno. Começamos pelo campus universitário onde estão mais de 20.000 estudantes e dois mil docentes. Pública, mas necessário um paitrocinio pois não é barato morar e se alimentar em Santiago. Um apartamento de pouco mais de 100 metros vai a mais de 500.000 euros e aluguéis que vi estampados em vitrines de lojas tipo estúdio em torno de 400 euros. Bairros de ricos e de classe média, mas não se vê pobreza que mora perifericamente tornando Santiago o local de trabalhos e cidades próximas dormitórios. Não foge ao conceito de todas as cidades decentes de proporcionar aos seus moradores o direito de vida aos cadeirantes com suas belas calçadas e acessos às ruas, praças para que as famílias e, sobretudo as crianças tenham direito à convivência. Educação gratuita e de boa qualidade e serviços médicos também embora segundo o nosso taxista entre um diagnóstico e uma cirurgia (citou próstata como exemplo)o prazo é em torno de um ano. Consulta média privada 700 reais. Restaurantes à beça, predominam os de frutos do mar. Assistimos o entardecer e anoitecer e os estudantes de música da universidade em vários locais estão a tocar guitarra, flautas e encontrei dois tenores cantando óperas( Xeleléu e Xulezinho). A gente vai dormir em paz nessa cidade pela delicia que é estar nela. Polícia? O motorista nos informou que a cidade é vigiada por câmeras e só se apresenta se notar algum distúrbio.
Como Portugal não é realmente o maior destino turístico do brasileiro que opta sempre por Paris, Londres, Roma, experimente mais esse delicioso país. Lisboa é ponto de chegada. Dai em diante de automóvel é mais gostoso, você tem belas estradas e também vazias e começa a subir em direção norte e lá vem Fátima, Óbidos, a região do Porto, Viana do Castelo, Braga e você pode num dia ir a duas ou três cidades com percursos pequenos e muita coisa pra ver. Aí é imperdoável você não seguir para Santiago de Compostela. O santo é poderoso e não vai perdoar esse esquecimento.
Tô voltando. Três semanas não é minha cota, mas a dificuldade de passagens aéreas aumentou a permanência e a cota de bacalhau. Vamos ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário