segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FRANKFURT

FRANKFURT

FERNANDO AZEVEDO

Seguindo roteiro Bélgica, Holanda, chego a Frankfurt num fim de tarde fria. Durante um trecho de mais ou menos uma hora e meia fomos de barco pelo Reno vendo nas suas margens casas antigas, castelos e almoçando no próprio barco apontando fotos no cardápio. Embarcamos numa cidadezinha linda chamada St. Goar conhecida pelos relógios cuco de todas as formas e tamanhos e preços salgados. Levado a ponto turístico importante, a catedral e praça central fizemos um rápido reconhecimento da cidade e nos instalamos num ótimo hotel em frente a um grande shopping, coincidentemente PLAZA SHOPPING, mas não encontrei o piano de Torres como lá em Casa Forte. A excursão seguiu em frente em várias direções, mas ficamos por aqui por mais um dia e meio para conhecê-la melhor. Frankfurt foi destruída na segunda guerra e pouco resta de uma cidade milenar. Então saio da Europa e estou em São Paulo de repente. Frankfurt é uma cidade endinheirada, o maior centro financeiro da União Europeia. Aqui se realizam mais de 50 feiras internacionais por ano, as mais importantes. Aqui estão 270 bancos, os maiores e mais ricos do mundo. Não é o que quero. Nenhum arquiteto de edifícios me encanta, nunca vi um edifício bonito em toda minha vida. É aquela grade cidade que dispenso dizer prazer em conhecê-la. Vamos no entanto reconhece-la como uma cidade de grandes e largas avenidas , belas calçadas (adoro ver gente andando) e um surpreendente trânsito tranquilo mesmo numa segunda feira. Táxis fáceis e não caros. Shoppings, shoppings e se quiser mais shoppings. Lojas de grandes marcas , joalherias etc. O preço de refeições não chama atenção. O que me incomoda é o meu analfabetismo. Nada entendo no que está escrito e isso me incomoda. O que se assemelha ao inglês ainda orienta, mas tudo é escrito em alemão. Amanhã vou embora, vou para meu berço Portugal de onde vem os Soares de Azevedo e os Borges Rodrigues, vindo o Borges I de Bruges. Então misturando Holanda com península ibérica, qual é a minha raça. Espero resposta do Ministério da Igualdade Racial

Nenhum comentário:

Postar um comentário