quinta-feira, 13 de março de 2014

VARADERO

FERNANDO AZEVEDO

Varadero fica a 140 km de Havana. Num ótimo ônibus e numa bela estrada aonde à esquerda você vê o mar azul caribenho e à direita você vê pasto de gado e muito verde (essa época é o inverno deles) fizemos esse complemento de roteiro turístico. Se você não passasse por Havana e lhe colocassem de repente naquele cenário você não acreditaria que estivesse em Cuba.  Varadero é um lugarejo com uma avenida principal onde se encontram pequenos e médios hotéis, restaurantes variados e lojas de artesanato. Chegamos ao nosso resort da rede Meliá. Primeiríssimo mundo em instalações e sistema all inclusive.  Com certa rapidez colocam pulseiras de identificação e a partir daí já podemos desfrutar o hotel. Só conseguimos entrar nos nossos quartos às 16 horas e chegamos perto do meio dia. Aconselho a quem for que leve numa mochila ou similar, roupas de banho que possam ser trocadas logo e desfrutem a maravilhosa praia e piscinas da forma mais rápida possível. É vivendo e aprendendo. Ficamos hospedados num chalé o 136. Como sou muito desorientado apesar de ter indicações no caminho, salvava-me um cachorro que estava num chalé vizinho. Assoviava o tradicional fiu fiu e ele respondia e então sabia que estava perto. Não sei se tenho realmente vocação para pobre, mas não tem jeito de gostar de resorts. Gosto de hotel e de rua logo que descer do elevador. O lobby de um resort para mim se assemelha a uma grande sala de espera de consultórios de múltiplas especialidades aonde o obeso mórbido vai levar seus exames e marcar a cirurgia, o sequelado de um derrame faz sua reavaliação, uma prótese ortopédica é testada e a (o) velhinha (o) da o seu passeiozinho com a cuidadora. Ficar deitado numa rede ou numa cadeira de piscina me subtrai o restinho de inteligência que ainda da para consumir em alguns anos. Dia seguinte tomamos um trenzinho do hotel que nos leva a vários resorts conjugados até nos deixar no ponto de um ônibus turístico (de preferência vá no andar de cima) onde você paga 10 Cucs e anda livremente o dia inteiro.  Vale a pena. Em Varadero encontrei um mini shopping com algumas lojinhas de bom padrão e um supermercado com seis pessoas (eu , Márcia, Carlos Alberto e Fátima Tiago e Vitor esses meus netos tortos que cada dia quero mais bem). Voltamos no ultimo ônibus e fiz minhas comprinhas de duas telas (gostei muito da pintura deles) um cachorro de madeira em uma peça única e uma escultura de músicos. Dia seguinte Varadero- Aeroporto de Cuba e nesse percurso o cenário muda um pouco e existe a agricultura e caminhões de boias frias com evidentes sinais de pobreza. Se você ainda tem Cucs troque por euros ou traga de lembrança de um país que certamente em anos próximos se libertará dessa semiescravidão. Cuba é um país que adora o “capitalismo selvagem”. Visite Varadero e veja.
Os maiores elogios a CT Turismo e beijos em Mônica e Larissa nossas fiéis escudeiras.