segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VIAGENS – CUIDADOS ESSENCIAIS

VIAGENS – CUIDADOS ESSENCIAIS

FERNANDO AZEVEDO

O sonho de consumo hoje em dia é viajar. Conhecer lugares, conviver com parentes e amigos, aventuras... Mas tome alguns cuidados. 

1. Para prevenir enjôos (crianças e adultos) pode ser usado DRAMIN (gotas solução oral ou comprimidos) Para todos os medicamentos indicados  nessas orientações leiam a bula pois ficará muito extenso referir cada um. Deve ser tomado meia hora antes de iniciar a viagem. 

2. A famosa DIARREIA DOS VIAJANTES deve ser rigorosamente prevenida para que você não estrague o seu passeio e o dos outros. O exagero na alimentação (programas de comidas e bebidas livres) a desorganização de horários, nunca  coma comida de ambulantes, cuidado com gelo servido que pode ter contaminação, frutos do mar crus sobretudo em épocas de calor, ostras na praia nem pensar, legumes e verduras sempre cozidos evitando as saladas cruas, o perigo das maioneses, purês, alimentos à base de batatas e de leite. Tome água mineral com gás de preferência. Em cruzeiros cuidado com o norovirus responsável por epidemias de diarréia. Lave bem as mãos antes de se servir. 

3. Acontecendo vômitos ou diarréia é fundamental começar a reidratação. Você pode levar REHIDRAT envelopes e dissolver em água ou fazer o soro caseiro: 250ml de água. uma colher de sopa de açúcar e uma de café rasa de sal. Vá repondo o que perde. Água pura não hidrata bem. Não tome nada para “parar” a diarréia. Contra vômitos leve VONAU 4mgs(crianças ) e 8 mgs (adultos) ou DIGESAN (gota e comprimidos). A realimentação deve ser com dieta branda tipo sopas, frutas, chás, arroz, etc. e em pequenas porções até ir melhorando e tendo mais fome. Se notar que o estado geral cai pode ser necessário hidratação venosa. Procure médico ou hospital, não fique repetindo remédios que podem intoxicar pela diminuição da urina conseqüente à desidratação.

4. Se você ou seu filho é alérgico, asmático etc. Não se esqueça de levar o que toma sempre (PREDSIM OU PRELONE ,ESPAÇADOR, AEROLIN OU BEROTEC SPRAY, ANTIALÉRGICO ORAL.)

5. Leve sempre antitérmico para febre acima de 38 ou dor, mas só para alívio de sintomas. Procure a razão da febre. Seguro de viagem é fundamental.

6. Em alguns casos é válido levar um antibiótico (crianças que tem amigdalites freqüentes e se reconhece facilmente a doença, otites) mas não pense em usar se não sabe a causa da febre. Converse com seu médico a respeito.

7. Para os “aventureiros”, “trilheiros” cuidado com a água que consumir. Leve para esterilização de água e alimentos soluções à base de cloro encontradas em postos de saúde ou farmácias (hipoclorito de sódio). Repelentes, antialérgicos (POLARAMINE- esse da sono e podem roubar sua barraca) SIGMALIV, DESALEX.

8. Cuidado com o sol excessivo, que pode provocar intermação ou insolação (dor de cabeça, calafrios, febre, vômitos). Use protetor solar evitando assim queimaduras na pele, tome mais líquido, água de coco, use sempre um boné ou chapéu. Cuidado com biritas e lanchas. Não é uma boa combinação e não se esqueça de bóias salva-vidas. 

9. Quem vai para a neve, leve bons agasalhos, proteja os lábios com hidratantes. São comuns doenças respiratórias. Em climas muito secos o nariz também sofre assim como os olhos. Leve soro para hidratação (MAXIDRATE – nariz –  LACRIMA PLUS (olhos)

10. Conheça o sapato que vai usar. Leve o mais velhinho , não se preocupe com elegância onde ninguém lhe conhece.

11. FAÇA UMA BELÍSSIMA VIAGEM E ME CONTE TUDO NA VOLTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário