O XIXI NA CAMA
FERNANDO AZEVEDO
Botem isso na cabeça. Fazer xixi na cama não é culpa da criança ou do adolescente, portanto vamos ajudá-lo. Existe herança. Será que você também foi assim? Se não fizermos isso haverá um impacto significativo no comportamento, no bem estar social e emocional, no otimismo, haverá vergonha, humilhação,e baixa auto-estima.A freqüência diminui com a idade e é maior ate os 4 anos e mais nos meninos. Coisas fundamentais: proteger a cama usando um forro lavável no colchão, fraldas descartáveis, identificar causas desencadeantes. Treinar a bexiga, que é um músculo, urinando e interrompendo a micção várias vezes, usar o banheiro em intervalos regulares durante o dia para criar reflexos.Suportar ao máximo a retenção da urina para só depois fazer xixi. O uso de liquido durante o dia deve ser livre, mas restringido a noite, oferecendo uma dieta mais solida.Existem contradições a esse respeito. Fazer xixi antes de deitar, e se os adultos dormem mais tarde levar o pirralho para um ultimo xixi antes de deitá-lo novamente.Dúvidas em relação a esse método também. Existem alarmes sonoros que se colocam na cama e logo que o xixi molha a roupa eles tocam e a criança acorda. Não tenho experiência com eles. Alguns medicamentos podem ser úteis, mas também tem efeitos colaterais. O importante é estimular a criança, fazer um calendário com os dias que molha a cama e que amanhece com a cama seca. Premiar com elogios etc. e ter paciência. Alguns exames são necessários para analisar o sistema urinário, mas geralmente nada se encontra. Tinha um adolescente que fazia xixi na cama e foi fazer intercâmbio nos Estados Unidos. A mãe apavorada! Nunca molhou a cama do gringo.Tudo passa, tudo passará!
Durante anos andei com um major do exército na Praça de Casa Forte e ele abordou o tema pois chegou um recruta que fazia xixi na cama e me perguntou como eu tratava esses casos. Ai expliquei o que a medicina tinha de armas. Ele retrucou e disse que eu não sabia nada. Relatou então que colocou um sargento sentado numa cadeira junto da cama do recruta e a cada meia hora tinha ordem de acordá-lo e mandar pro banheiro. Se a cama amanhecesse molhada o sargento seria preso por 15 dias. O recruta nunca mais mijou na cama. Coisas da caserna. Quem serviu ao exército como eu ( CPOR) sabe que ordem dada e pra ser cumprida.
Olá,
ResponderExcluirConheci uma família de 6 filhos homens, 2 deles desregulados a ponto de molharem a cama na fase adulta. Um deles ficou bonzinho no primeiro dia de caserva. Saindo do exército recomeçou.
Independente do assunto abordado, uma palavra muito, muito usada por pediatra é "paciência".Não sou médico, mas costumo dizer: se não tem paciência, não invente de ter filhos. Ou perde o juizo ou enlouquece a criança.
Felicito pelo blog,
abraço
Regina do
www.livroerrante.blogspot.com