segunda-feira, 7 de novembro de 2016

MEUS MENINOS ARTISTAS



FERNANDO AZEVEDO

Há alguns anos atrás, acho que ha quatro anos, fiz um check-up cardiológico e me pediram um exame ergométrico. Ao entrar na sala do colega, ele aparentava uma pessoa tristonha, barba por fazer e me faz a pergunta diante das fichas que estavam sobre sua mesa: -Qual é o seu nome?
-Fernando Azevedo.
- É você que canta?
- Também.
- Quantos anos de formado?
- Chegando aos cinquenta anos.
- Eu estou com vinte e de saco cheio!
De saída já não confiei muito no exame pelo desinteresse do colega e ao mesmo tempo me perguntava, como uma pessoa mal vocacionada pode suportar essa infelicidade diária que deve contaminar todo o seu ambiente social e familiar.
Fico feliz em ver MEUS MENINOS ARTISTAS que saem das tradicionais carreiras para buscarem o seu caminho nas artes rompendo os preconceitos do meu tempo onde piano era pra mulher e violão pra vagabundo. Essa semana publiquei a foto de IGOR Barros Carvalho cantando com Moreno Veloso, filho de Caetano. Ontem conversei num encontro casual com Ângela Carneiro Leão querida amiga e que me confiou o prazer de ser Pediatra dos seus filhos com Ricardo. Mostrou-me um vídeo de Isabela no i-phone e assisti a um espetáculo de uma grande artista cantando lindamente e fazendo teatro com um talento de arrepiar interpretando a Galinha Pintadinha. Isabela é formada em Direito. Poderia exercer as duas profissões, mas para ser artista não tem ENEM, o artista nasce diplomado e terá orgulho desse dom para o resto da vida. As profissões convencionais são o martírio da juventude de hoje que não tem na escola a alegria de tempos atrás. O seu colega é um competidor, as amizades são cada dia mais virtuais e cresce essa obesidade mórbida que necessita uma dieta rigorosa, um pensar diferente para que busque o jovem a felicidade no seu dia-a—dia seja em que atividade for.
Conversei com Ângela sobre a pretensão que Isabela tem de tentar mostrar sua arte em São Paulo onde encontrará sem dúvida maior competitividade, mas ao mesmo tempo maiores oportunidades.
Tenho outros MENINOS que estão por lá. CAÇAPA (Rodrigo) músico nato. JOHN HOOKER (John Donovan Maia) sensação do momento no mundo artístico brasileiro, VINICIUS SARMENTO um dos maiores talentos do violão nacional. Cito esses como exemplos, mas a lista é muito maior.
Tenho alguns sonhos na vida (e as vezes vivo intensamente no mundo da lua), e um deles é reunir esses talentos enormes num palco para juntos cantarmos  e declamarmos Vinicius de Moraes com seu Soneto da Felicidade
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, (angustia de quem vive)
Quem sabe a solidão fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Achem seus caminhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário