segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PAPAI NOEL



FERNANDO AZEVEDO
 
Mais um Natal, mas Papai Noel não mais entrando em chaminés. Agora desce de paraquedas ou helicópteros numa grande festa comercial que existe na época e até muito justa, pois muitos melhoraram seus rendimentos cada vez mais minguados nessa época natalina. Saiu numa das edições da Folha de São Paulo um trabalho de pesquisadores australianos e ingleses contestando a figura do Papai Noel tão disseminada em todo o mundo. “Se pai mente para o filho, como conseguir a confiança dele depois”. Isso pra mim é demais, coisa de gente mal humorada e teórica. Acreditei em Papai Noel durante minha infância e esperava ansioso meu presente, mas não conseguia vê-lo colocando nos meu chinelo a bola, a chuteira, e outros modestos presentes que pedia. Não fiquei com raiva de ninguém por isso e lógico que quando se descobre que ele é uma figura de fantasia e o Papai Noel é o nosso pai ou mãe que compra o presente, vem aquela decepção realmente. Mas isso ficar como marca de uma mentira que prejudique a personalidade e a felicidade da criança não entra na minha cabeça. Toda a minha convivência com um enorme grupo de crianças, não registra ninguém transtornado mentalmente e nenhum jogou fora o amor aos pais por essa enganação explicada posteriormente. Continuo na idade que estou a gostar de fantasias, não só as carnavalescas, mas as da vida. O sonhar com felicidade que as coisas aconteçam, o sorrir e o cantar e ao mesmo tempo ser solidário com todas as pessoas que atravessam dificuldades, pois a vida não é fácil e faz parte dela as duas faces da moeda. Tenho até pena das crianças de hoje que não podem ser iludidas com a figura do Papai Noel que no meu tempo só aparecia perto do Natal, víamos no cinema, e era único no mundo por isso dava pra acreditar. Agora ele chega em Outubro, está em todos os shoppings do Brasil e do mundo, nas lojas mais fuleiras de bairros, ora gordos, ora magros, e aí menino não é besta pra acreditar nessas figuras. Não da mais para ter essa conversa até porque os presentes são entregues antes.  Guardo, no entanto a alegria de ver meu chinelo com o presente que pedia em cartas que também não mais existem, e pedido por zap não tem graça nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário