segunda-feira, 12 de dezembro de 2016



JE SUIS COLOMBIA
FERNANDO AZEVEDO

Como acordo antes do sol, abri o computador na madrugada fatal do desastre aéreo e lá estava a notícia terrível. A queda do avião que levava a Chapecoense para seus jogos decisivos. Logo depois as fotos e a impressão da impossibilidade de alguém ter sobrevivido. Depois as notícias de raros que se salvaram e isso foi se somando dentro de mim ávido de notícias menos ruins para os socorridos com vida, mas confesso que capitulei na quinta feira quando assisti a mais emocionante cena que já vi em toda a minha vida. Hoje choro fácil e frequentemente. Não deu para ver mais e passei a me preservar um pouco.  Tenho certeza que nesse conturbado mundo onde ninguém se entende,( e tivemos um exemplo bem recente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro onde sabemos que as festas são mais aparências e os bastidores fervem pela rivalidade) a Colômbia ofereceu ao mundo um espetáculo de solidariedade humana que eleva esse povo ao patamar mais alto da sensibilidade da emoção e da solidariedade. Estive na Colômbia há uns três anos e foi uma viagem inesquecível pela beleza de Bogotá e por Cartagena que é um encanto. Na praia em Cartagena um artesão vendeu uma pulseira para minha esposa e me deu de presente um colar que ele disse serem LAS PIEDRAS DE LA SALUD. Desde esse dia nunca  tirei esse simples presente do pescoço e agora ele tem um valor muito maior, imensurável mesmo. São as pedras, (quatro pedrinhas coloridas em um fio de nylon) que simbolizam o respeito a essa gente que ofereceu ao mundo a maior mensagem de amor e paz já vista. Acho que o Brasil através do seu corpo diplomático deveria realizar uma solenidade de condecoração simbólica a todos os colombianos em agradecimento a esse gesto inesquecível. Chapecó deveria erguer um monumento. Ao encontrarmos e conhecermos o povo da Colômbia deveremos beijar-lhe as mãos e numa partida de futebol que sempre haverá pelos anos seguintes aplaudi-los sempre como se fôssemos irmãos. Um será vitorioso no placar, mas que haja sempre o abraço fraterno entre os jogadores e uma arquibancada sem divisões. Seremos para sempre agradecidos. Obrigado muitas vezes Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário