segunda-feira, 1 de agosto de 2016

FIM DE FÉRIAS

FERNANDO AZEVEDO

É engraçado como o mês de Julho esvazia o Recife. É a melhor época para eu tirar minhas

merecidas férias de 15 dias, tempo em que faço a conservação e pintura do consultório para

deixa-lo sempre “nos trinques”. E o cheiro de tinta não faz bem a certas pessoas alérgicas. Vou

obrigatoriamente para São Paulo, mas faço minhas rezas para que não esteja muito frio e ele

tem me atendido. Quando vou embora o danado vem pra valer. Nunca fui muito amigo dele.

Sou aparentado com índio só pode ser, pois uma bermuda sem camisa e descalço é o meu

traje formal. Engraçado como as pessoas daqui curtem frio, mas frio intenso. Frio de Bariloche,

Chile, pois o do Brasil ainda é pouco. E haja touca e meias de lã, agasalhos os mais potentes e

os fondues, vinhos e fotos inesquecíveis. Ta certo. Em julho minha vida é a mais doméstica

possível e em locais abrigados. Dessa vez fui a Campos do Jordão e os oito graus da manhã e

da noite não tinham nada a ver comigo e o gerente do hotel disse que estava com muita sorte,

pois na semana anterior a geada foi terrível. As férias de Dezembro são diferentes. O recifense

não viaja ou viaja para as praias, Gravatá também é um destino, mas o comum é receber os

parentes que estão fora da cidade como é meu caso. Trabalho muito em Janeiro atendendo

gente de todo o Brasil. Essa experiência de viver o clima que não se tem é interessante.

Sulistas querendo águas mornas das praias e nordestinos desfilar seus casacos e guarda-roupa

de inverno. O clima do Brasil é abençoado. Uma vez perguntei a um francês, por que o Brasil se

ele tinha a França. De pronto me disse:- Pelo sol Fernando, você não tem ideia do que é o sol!

Em Paris, me dirigi a um português que estava fazendo serviço de eletricidade no hall de

entrada do hotel. e falei: - É sorte morar numa cidade linda como Paris não? A resposta dele

foi: É? Vem praqui no inverno e me diz se tenho sorte.

O bonito da vida são esses contrastes. Tá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário