terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DESCOBRINDO DOENÇAS

FERNANDO AZEVEDO


Doença de Chagas, Doença deCrohn, Doença de Kawasaki, todas essas descobertas são importantíssimas para o mundo e homenageiam os cientistas dando seu nome a elas. Recentemente o mundo se rendeu a uma nova descoberta, graças à inteligência privilegiada da nossa presidenta, a Doença do Mosquito Zyka. Essa é fundamental para a saúde pública nos países tropicais. Hoje no consultório registro a minha colaboração ao mundo com a Doença do Portinglês (dispenso colocar meu nome). Vamos entender o que é.Um casal vem à consulta com o filho de 5 anos, em férias, e a queixa é de que há uma semana está falando de uma forma diferente, entronchando a boca, acentuando erres, e com uma pronúncia e entonação diferente na voz. Questiono sobre a saúde geral e nada existe de possibilidade de algo neurológico. Tento conversar com o pirralho, mas ele não quis papo. Pedi para falar Araraquara, meu grande teste para quem está curado dessa dificuldade de dicção do R e consertado pelas Fonoaudiólogas.  Ele não colabora. Vou adiante e questiono sobre as férias e os pais então me dão o elemento chave para o diagnóstico e registro da Doença do Portinglês. Passa o dia com o tablet vendo filmes e músicas em inglês e fica reproduzindo as palavras nem sempre com perfeição segundo o pai que fala inglês. Matada a charada: criançatem uma facilidade muito grande de falar 2 a 3 idiomas quando tem pais de nacionalidades diferentes ou estuda em escolas bilíngues. Para isso, no entanto há a figura do Professor, a didática do ensino etc. o Professor Tablet não tem essas habilidades e confundiu esse aluno que precisa desligar-se desse mau elemento o mais rápido possível e ir tomar banho de mar, jogar bola e curtir a maravilhosa infância tão esquecida nos dias de hoje. Os jogos eletrônicos têm produzido excitações e noites mal dormidas. Fazem o diagnostico escolar de TDAH e há um franco declínio no rendimento cognitivoFica então o registro da Doença do Portinglês. Deverão aparecer novos pacientes, fiquem atentos.

3 comentários:

  1. Dr. Fernando, que coisa boa! As vezes me sinto um E.T. por não deixar meus pequenos assistirem TV todos os dias. Vão brincar na casinha, no parquinho, com o cachorro! Sei que mais na frente eles me entenderão, já os outros... =)

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!!!!!! Maria Leticia gosta de tomar banho de mar, com direito a comer areia!!!! Crianca saudavel brinca....nao apenas assiste!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Dr Fernando! Precisamos mesmo controlar o uso destes eletrônicos. É muito prejudicial. Indico os softwares que controlam o tempo de uso destes dispositivos, sites acessados, entre outras coisas, como o Windows Family (só para Windows), Norton Family (para Windows, Android, Ios), etc. Ajuda muito!

    ResponderExcluir