terça-feira, 26 de janeiro de 2016

NUTRICIONISTAS. NOS ENLOUQUECEM?




 FERNANDO AZEVEDO

A única verdade incontestável sobre nutrição é que o leite humano é a melhor e mais saudável
opção para alimentar um bebê. Mesmo assim as mães são recomendadas a não tomarem leite
de vaca e derivados, chocolate, café, chá preto e outros, pizza, feijão, e vou parar por aqui.
Também não podem pintar unhas e cabelos, fazer luzes etc. A mulher passa pelas tensões
naturais de uma gestação, partos geralmente cesarianos cuja recuperação é mais lenta, e são
obrigadas a todas essas restrições: isso é justo? Resultado, o stress ao qual ficam submetidas
tira o prazer até de ter tido o filho e o leite diminui e some. A ditadura da alimentação
saudável já foi abordada por aqui, mas leio outro artigo, dessa vez da Universidade de Harvard
(Doutor David Ludwig) falando sobre o leite de vaca e desaconselhando seu uso porque as
vacas são tratadas com antibióticos e hormônios e nós bebemos isso, que a pasteurização
destrói as bactérias, mas também modificam as proteínas do leite, e segue com outras
observações como, por exemplo, não tomar leite se estiver resfriado, pois o leite produz muco
que prejudica as vias respiratórias. Os veganos com suas teorias, os vegetarianos com outras.
Para vocês terem uma ideia (se não sabem) havia antigamente AMAS DE LEITE e conheci ainda
algumas. Hábitos do Brasil colônia quando as escravas amamentavam os bebês e esse
desrespeito à amamentação perdurou por tanto tempo que meus filhos não foram
amamentados apesar dos meus conselhos (ainda jovem) e o pedido a dois professores que
desfizessem a cabeça feita de minha mulher.  Na minha geração o Pediatra arrombou a porta
da sala de parto, pois era fechada para nós. Só o obstetra e anestesista trabalhavam lá.  Depois
fiz parte da comissão de amamentação da Sociedade Brasileira de Pediatria e conseguimos
resultados excelentes. Agora novamente com esses “conselhos pediátricos” já vejo nas
anotações do livrinho do nascimento as proibições e a alternativa do leite de lata para ser
dado se houver dificuldade na amamentação. Com as restrições impostas é lógico que o índice
de sucesso do amamentar cai e com isso perde-se um trabalho de mais de cem anos da
Pediatria.
Nutricionistas se engalfinham em suas teorias respaldadas pelos títulos universitários que
possuem. Quem está certo, que orientação seguir?
Como já cheguei aos setenta e cinco e estou me sentindo muito bem de corpo e espírito vou
continuar comendo minha galinha de cabidela em Dona Mira, meu bolo de rolo e outros
pecados gastronômicos. Não deixo de lado as saudáveis e sensatas recomendações de Luisiana
deLamour que como o nome indica ama o bom senso.

Um comentário:

  1. Leio o seu blog enquanto tomo meu café com leite matinal e minha filha brinca feliz ao meu lado. Daqui a pouco vou amamentá - la sabendo que o meu leite é o melhor nutriente que ela pode ter.

    ResponderExcluir