segunda-feira, 17 de agosto de 2015

LEITURA PARA CRIANÇAS

FERNANDO AZEVEDO

Na conceituada revista Pediatrics da Academia Americana de Pediatria (Setembro/2014), um trabalho sobre a leitura para crianças pequenas pelos pais. Escrevi no Pediatria e Arte uma recomendação que desdobrei em 4 publicações por questões didáticas onde a mesma Academia Americana de Pediatria e a Academia Canadense de Pediatria faziam críticas ao uso de eletrônicos por crianças, sobretudo nas faixas mais baixas de idade. Nesse artigo há o destaque justamente ao contrário. Enquanto os eletrônicos (TV, tablets etc.) atrasam o desenvolvimento cerebral, a leitura favorece, alem de fortalecer a relação pais e filhos, e incrementar habilidades na criança, fortalecimento da linguagem, leitura e atividades sócio educativas QUE DURAM TODA A VIDA.
Hoje em dia há um material muito interessante para crianças em qualquer livraria. Espaços infantis, contadoras de história etc. Resta aos pais que chegam cansados à noite arranjarem um tempinho para essa atividade. Se à noite não der, explore os fins de semana, arranje um tempinho para esse investimento e não caia na tentação de preferir o silêncio dos i-phones por essa oportunidade de trocas emocionais.

Um comentário:

  1. Concordo. Acrescentaria que para manter o hábito da criança é mais que necessário que ela veja os pais lendo. Crianças copiam. Pais leitores quase fatalmente vão ter filhos leitores.

    ResponderExcluir