segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O URSINHO TED

FERNANDO AZEVEDO

Não vi o filme, só sei pelo que leio em jornais e revistas, mas a polemica está grande. Trata-se segundo o resumo, do desejo de um adulto de dar vida a seu ursinho Ted, companheiro de sua infância. Acontece que o ursinho torna-se devasso, fumante, bebedor, pornográfico, e outras coisas mais. Dizer que o filme não é bom ou não é divertido não posso. Vejam o trailer no youtube em inglês ou legendado. Censurá-lo? Impossível, qualquer criança acessa no computador. Só para maiores de 18 anos? Outra briga besta. O que quero abordar é que nasci em 1940. O pós-guerra me pegou ainda na infância e adolescência sobretudo, e não houve menino/rapaz da minha geração que não fumasse ou não bebesse. Alguns mantiveram o hábito até hoje. Raríssimos não se deram bem e por esse motivo não prosseguiram. Acho sem a menor dúvida que a literatura infanto-juvenil é perigosa porque faz cabeças. Os filmes americanos me induziam a pensar que todo mexicano era bêbado, traiçoeiro, tinha sempre uma arma escondida pronta para matar um. Torcia pelos cowboys na matança dos índios porque esses incendiavam com flechas as carruagens com pessoas totalmente inocentes dentro delas e por ai vai. Sobre a segunda guerra mundial frequentemente faziam dos alemães completos imbecis e dos americanos grandes heróis. Depois veio a Juventude Transviada com James Dean e em seguida o rock de Elvis e é quando você começa a ficar mais maduro e vai separando o joio do trigo e fazendo análises retrospectivas. O marketing exerce um poder enorme e se não fosse tão importante as empresas não o usariam. A criatividade dos marqueteiros é para o bem ou para o mal. Ora se exalta ora se aniquila uma causa. O slogan “Melhoral, é melhor e não faz mal” veio em contradição a um anuncio em um jornal que dizia que em uma cidadezinha do interior um cidadão tomou um Melhoral e morreu. Tudo porque a empresa se negou a fazer propaganda no jornal. Na política vê-se também esse poder. Aproveitando o meio artístico usaram a imagem de Sandy a eterna virgem para propagar a marca de uma cerveja justamente de nome contraditório à sua conduta: DEVASSA, derrubando ou tentando desconstruir a imagem até então formada , para que outras pessoas seguissem seu exemplo e deixassem de ser caretas. Quando se escreve para crianças e adolescentes deve existir seja em livros, filmes, revistas etc. uma grande preocupação com a mensagem que se passa. Não recomendaria TED, mas assistam e opinem. Um ursinho tão inocente até agora, de repente torna-se um péssimo exemplo. Não gostaria que para a criança que não me abandona fizessem isso. Não mexam nas imagens do meu Pato Donald, Pluto, Mickey, Pateta, Zé Carioca. Eles são puros e inocentes. Quero eles sempre assim.

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