segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O NOVO RECIFE ANTIGO


FERNANDO AZEVEDO

Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste
Criança, não verás nenhum país como este  (Olavo Bilac – Soneto à Pátria).

Tenho a convicção que o Instituto Recife no Espinheiro onde fiz a escola primária foi o berço para o meu patriotismo além do outro berço que tinha em casa. Fazia parte do orfeon e cantava todos os hinos nas solenidades que lá haviam. Dentro do meu sentido de pátria vem a pernambucanidade, meu amor pelo Recife e minha reverência ao Espinheiro que foi meu bairro de nascimento, infância e juventude. Com tia na Boa Vista, outra em Apipucos e o consultório do meu pai na Guararapes, ia fincando raízes por essas regiões. Na vida boêmia de rapaz exercitada com toda a competência fui espalhando minha cidadania pelo bairro de São José e bairro do Recife onde a vida noturna era intensa. Com o passar dos anos comecei a assistir a decadência desses lugares e como dizia Luiz Bandeira “é de fazer chorar”. Que decadência, quanto maltrato, quanto desamor e irresponsabilidade dos que por ela são responsáveis. Domingo passado tive a convicção da ressurreição do Recife ao conhecer a Central de Artesanato. Que espaço maravilhoso e bem planejado! O terraço à beira do cais é deslumbrante e lá do outro lado a arte de Francisco Brennand. Nos jornais de hoje a noticia da demolição do prédio da Conab e a maquete de instalação de um hotel e uma marina para 200 barcos naquele espaço. Daqui a alguns meses chega o Museu Luiz Gonzaga e depois vem a estação de passageiros que receberá milhares de turistas vindos pelos navios internacionais e nacionais. Agora o Recife renasce. Restaurando o Recife antigo com sua linda arquitetura, obrigatoriamente caminharemos para a recuperação de Santo Antonio e São José e voltaremos a ter orgulho de ser dessa cidade de clima ameno e afetividade calorosa. Que venha um novo prefeito preparado para colocá-la no colo e trata-la apesar de centenária, como uma criança que chora forte e alto avisando a todos que quer ser bem cuidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário