segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CIRURGIA: AMIGDALAS E ADENOIDES-TUBOS DE VENTILAÇÃO


Algum avô ou avó da faixa dos 70 anos ou mais tem amígdalas? Duvido. As infecções da garganta, todas rotuladas como amigdalite, são as mais frequentes nas crianças. No nosso tempo, tempo do início da aplicação da penicilina era difícil tratar infecções em termos gerais. Como as amigdalites  eram as mais repetitivas operavan-se para evitar infecções futuras. Era a verdade da época, totalmente posta abaixo hoje. Acontece que as amígdalas palatinas, linguais, adenoides fazem parte de um sistema linfoide que reage a infecções virais e bacterianas (maioria virais) e não seria a cirurgia capaz de evitar as repetições. Todo esse sistema nos é muito útil, é como um filtro no inicio das nossas vias respiratórias e que nos presta grande serviço. Retira-lo é pecado. Qual a verdade de hoje? Ainda pode haver casos cirúrgicos, mas são bem raros. Em primeiro lugar temos uma antibioticoterapia bem mais eficaz, bem tolerada em uma ou duas doses por dia e tratamentos de no máximo 10 dias. Em segundo lugar o entendimento que é raro nas crianças a necessidade de usá-los, pois a maioria é de origem viral e usar antibiótico é prejudicial. A amigdalite purulenta atinge as crianças geralmente acima dos três anos e esses casos apresentam sintomas mais tóxicos com queda do estado geral, dor, vômitos etc. Como a criança têm infecções repetidas as amígdalas e adenoides crescem e prejudicam a respiração nasal. A criança baba dormindo, tem o sono intranquilo, acorda pela manhã ressacada, prejuízo escolar e pode se notar também déficit de atenção, o falar mais alto, ouvir  televisão com som mais alto que o normal, responde com “o que?” quando lhe fazem perguntas. Esses casos em que o volume do tecido é exagerado, muitas vezes requer cirurgia, só de adenoides ou também deamígdalas e muitas vezes colocam-se os tubinhos nos ouvidos para arejá-los. A melhora é surpreendente. Fica, no entanto essa possibilidade como último recurso, pois ultimamente tratamentos com sprays nasais de corticoide, sobretudo nas crianças que tem rinite alérgica, associada a hipertrofia de adenoides, resolve bem o caso.

4 comentários:

  1. Dr. Fernando adoro seus textos e sempre acompanho o Blog! Como o sr. sabe no meu caçula a cirurgia foi necessária e a melhora é INCRÍVEL!!! Parece "outra criança" principalmente dormindo... Escrevo para encorajar outras mães. Procurem um bom profissional (otorrino) e se realmente necessário, não hesitem! Abs. Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Patricia. agradeço seu depoimento e é realmente muito importante pois muitos pais temendo essa cirurgia, prolongam o sofrimento da criança por muito tempo. Obrigado pelo interesse pelo que escrevo.


      Fernando Azevedo

      Excluir
  2. ola, minha filha tem 3 anos e fez uma video naso para detectar a causa da disfonia. Ela sempre foi rouca mas nunca demos atenção a isso ate que um otorrino disse que ela ser rouca nao era normal... no exame constataram uma leve hipertrofia da adenóide e nódulo, ou cisto, nas pregas vocais, segunda a medica, grande para a idade. Ainda pegarei o laudo, essa foi a explicação da medica apenas.

    Segunda teremos retorno e realmente queria ouvir outras opiniões antes de ouvir a do nosso medico.

    Quais sao as possiveis causas desses tipo de nódulo ou cisto que se forma nas pregas vocais?
    Uma leve hipertrofia justifica a retirada da adenoide?

    obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Passamos pelo estresse de 2 cirurgias em nossa filhinha recentemente. Foram 2 cirurgias. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em videos em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
    Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas.

    ResponderExcluir