segunda-feira, 23 de julho de 2012

CHACINAS

CHACINAS

FERNANDO AZEVEDO

É chocante, assombroso, aterrorizador o cenário visto e lido sobre a chacina que aconteceu no cinema dos estados Unidos onde pessoas inocentes e em busca de diversão, assistiriam a estreia do filme de Batman nosso herói de décadas.
Michael Keep é um jornalista americano radicado no Brasil há 29 anos e faz uma observação para que reflitamos sobre o tema. “É uma sociedade altamente competitiva e individualista, com pouco sentimento de comunidade. Cerca de 25% dos americanos vivem sós. Não surpreende que as chacinas, incluindo a de ontem no Colorado, sejam quase sempre cometidas por homens brancos, de classe nédia, o segmento mais pressionado a ter sucesso e o que tem menor senso de comunidade”.
Precisamos refletir sobre esse tema. Em primeiro lugar sobre o desarmamento. O ter armas de fogo em casa é um convite para um dia usá-las. Uma pessoa intempestiva em um acesso de fúria, de descontrole emocional vai buscá-la na gaveta.  Esse jovem comprou legalmente como se faz nos Estados Unidos essas armas criminosas. Aqui no Brasil o atirador que em São Paulo matou três pessoas num cinema do shopping era um estudante de Medicina fanático da internet, de alta classe média do mesmo perfil do atirador americano. Recentemente também na Europa tivemos um serial killer de alto poder aquisitivo e intelectual.
O que assusta é que nos sentimos muito mais confiantes e protegidos quando estamos em grupo que sozinhos. A lógica está se invertendo, pois os psicopatas preferem justamente o coletivo para seu alvo.
Pais, colégios, sociedade como um todo tem que ficar atentos a esse tema. Continuo como Pediatra preocupado (e já escrevi varias vezes sobre o tema) com a cobrança excessiva de resultados, de garantia do futuro, de sucesso profissional. O psiquismo se altera quando os resultados não são o esperado e consequentemente a isso, muita infelicidade e revolta pode surgir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário