segunda-feira, 27 de junho de 2011

A TELEVISÃO


A TELEVISÃO

Fernando Azevedo

Os pais da Pediatria brasileira (Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo (pai e filho) foram os desbravadores dessa bandeira de luta e formaram uma legião de guardiões das crianças e essas lições me ensinaram os Professores Fernando Figueira em Recife e Luiz Torres Barbosa no Rio, junto a todos os seus assistentes. No Rio de Janeiro fui aluno de um Pediatra que ainda hoje é o meu guru, Antonio Márcio Lisboa, há muitos anos radicado em Brasília. Vejam o que ele levantou sobre a televisão que em qualquer loja é considerado um eletro domestico, mas que rigorosamente é uma formadora de opinião.

  1. Segundo o sociólogo Dr. Bronfenbrenner – Universidade de Cornell – a família americana atual é constituída de “mãe, pai, 2 filhos e um aparelho de televisão, todos igualmente responsáveis pelas qualidades humanas e desumanas das novas gerações”.
  2. Nos EEUU uma criança até terminar o segundo grau terá assistido a 15 mil horas de televisão contra 11 mil horas de ensino formal.
  3. Nos EEUU são gastos 500 milhões de dólares em comerciais dirigidos a crianças e adolescentes.(Daí a nossa dificuldade com o consumismo dos nossos pimpolhos e a exigência de griffes).
  4. Uma criança ao fazer16 anos já assistiu na TV em média a 200.000 atos de violência  incluindo 33 mil crimes de morte
  5. Uma criança entre 5 e 15 anos assiste a destruição violenta de l3.400 pessoas na televisão
  6. O jornalista Glauco Carneiro (Correio Brasiliense) relata resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério das Comunicações (ano?) em dois canais de televisão durante um mês. Vejam os resultados. 30.000 homicídios, 1.018 agressões, 410 trapaças (muito antes do mensalão), 819 desafios, 86 chantagens e 321 aparições de monstros e animais ferozes (será que seu filhote está dormindo tranqüilo?).
  7. Na Califórnia um filme mostrou uma luta de canivete. No outro dia um jovem na escola foi esfaqueado da mesma maneira.
  8. Em Boston meninos de 13 a 19 anos jogaram gasolina em mendigos e tocaram fogo.
  9. Em Brasília pouco tempo depois um índio Pataxó foi incendiado. Depois disso vários mendigos também foram incendiados em várias capitais.
  10. Nas grandes capitais gangues organizadas de jovens de classe média e alta se desenvolvem.

Estamos cada dia mais, presos em casa com medo de violência. Destruíram tudo que vi na minha infância. O papo nas calçadas, as visitas familiares freqüentes, as reuniões nos clubes sociais, o cinema de bairro. Com esse recolhimento estamos nos protegendo. Será? A mania do Home theater está valendo a pena?. Sem dúvida é uma delicia toda essa evolução, mas cabe a nós uma fiscalização rigorosa sobre os programas que nossas crianças estão assistindo .
Esses dados não estão atualizados mas nada mudou e se mudou foi pra índices maiores.


ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO -  Estória verdadeira, nome falso.

Roberwal chegou para consulta depois do turno da manhã, fardado, véspera das provas do primeiro semestre.
-Roberwal que é que tu gostas mais de estudar?
- HISTÓRIA.
-Quem descobriu o Brasil?
-ARIANO SUASSUNA

É por essas e outras que trabalho muito mas vivo rindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário