segunda-feira, 27 de junho de 2011

A TELEVISÃO


A TELEVISÃO

Fernando Azevedo

Os pais da Pediatria brasileira (Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo (pai e filho) foram os desbravadores dessa bandeira de luta e formaram uma legião de guardiões das crianças e essas lições me ensinaram os Professores Fernando Figueira em Recife e Luiz Torres Barbosa no Rio, junto a todos os seus assistentes. No Rio de Janeiro fui aluno de um Pediatra que ainda hoje é o meu guru, Antonio Márcio Lisboa, há muitos anos radicado em Brasília. Vejam o que ele levantou sobre a televisão que em qualquer loja é considerado um eletro domestico, mas que rigorosamente é uma formadora de opinião.

  1. Segundo o sociólogo Dr. Bronfenbrenner – Universidade de Cornell – a família americana atual é constituída de “mãe, pai, 2 filhos e um aparelho de televisão, todos igualmente responsáveis pelas qualidades humanas e desumanas das novas gerações”.
  2. Nos EEUU uma criança até terminar o segundo grau terá assistido a 15 mil horas de televisão contra 11 mil horas de ensino formal.
  3. Nos EEUU são gastos 500 milhões de dólares em comerciais dirigidos a crianças e adolescentes.(Daí a nossa dificuldade com o consumismo dos nossos pimpolhos e a exigência de griffes).
  4. Uma criança ao fazer16 anos já assistiu na TV em média a 200.000 atos de violência  incluindo 33 mil crimes de morte
  5. Uma criança entre 5 e 15 anos assiste a destruição violenta de l3.400 pessoas na televisão
  6. O jornalista Glauco Carneiro (Correio Brasiliense) relata resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério das Comunicações (ano?) em dois canais de televisão durante um mês. Vejam os resultados. 30.000 homicídios, 1.018 agressões, 410 trapaças (muito antes do mensalão), 819 desafios, 86 chantagens e 321 aparições de monstros e animais ferozes (será que seu filhote está dormindo tranqüilo?).
  7. Na Califórnia um filme mostrou uma luta de canivete. No outro dia um jovem na escola foi esfaqueado da mesma maneira.
  8. Em Boston meninos de 13 a 19 anos jogaram gasolina em mendigos e tocaram fogo.
  9. Em Brasília pouco tempo depois um índio Pataxó foi incendiado. Depois disso vários mendigos também foram incendiados em várias capitais.
  10. Nas grandes capitais gangues organizadas de jovens de classe média e alta se desenvolvem.

Estamos cada dia mais, presos em casa com medo de violência. Destruíram tudo que vi na minha infância. O papo nas calçadas, as visitas familiares freqüentes, as reuniões nos clubes sociais, o cinema de bairro. Com esse recolhimento estamos nos protegendo. Será? A mania do Home theater está valendo a pena?. Sem dúvida é uma delicia toda essa evolução, mas cabe a nós uma fiscalização rigorosa sobre os programas que nossas crianças estão assistindo .
Esses dados não estão atualizados mas nada mudou e se mudou foi pra índices maiores.


ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO -  Estória verdadeira, nome falso.

Roberwal chegou para consulta depois do turno da manhã, fardado, véspera das provas do primeiro semestre.
-Roberwal que é que tu gostas mais de estudar?
- HISTÓRIA.
-Quem descobriu o Brasil?
-ARIANO SUASSUNA

É por essas e outras que trabalho muito mas vivo rindo!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A MUSICALIDADE NA CRIANÇA


A MUSICALIDADE NA CRIANÇA

FERNANDO AZEVEDO

Tenho um querido amigo pianista, amizade de mais de 60 anos e que toca no Plaza shopping diariamente à tarde. Vou la toda quarta feira para conversarmos e ouvir o que eu considero um dos mais importantes pianistas do Brasil. Ninguém tem um repertório igual. Ele sabe tudo. Muito bem, fico apreciando o passar das pessoas com crianças e algumas param os pais e ficam grudadas escutando a música e sem querer ir embora. Ali está um músico. Geralmente chamo os pais e converso sobre o assunto com eles estimulando-os a observar e orientar a criança para conforme a idade serem iniciadas no estudo dessa maravilha de arte. Antigamente toda escola tinha aulas de música, não muito boas reconheçamos. Depois acabaram com a matéria e agora volta a ser obrigatória o que é um passo importante para a cultura do jovem. Não se pode chegar a um  nível mais baixo do que estamos em termos musicais. Nunca o Brasil teve música pior. Só os medíocres se sobressaem e o grande músico não tem espaço. Nós temos uma qualidade de instrumentistas e cantores de fazer inveja. O Conservatório fabrica talentos, Mas o que se ouve e se vê em toda rádio ou televisão é o medíocre. Diz-se que cachorro gosta de osso, mas é porque não lhe dão um filé a Chateaubriand Assim está em relação à arte.  Veja no nosso São João, por exemplo: Garota safada, Calcinha preta, Aviões do forró e por  ai vai. Imagine o repertório, a qualidade das letras, a “riqueza poética...” E o governo contrata e paga. Os grandes artistas, verdadeiros, autênticos, ricos de poesia e música vão para palcos de menos importância e nem são ouvidos. Haja porcaria que se torna rotina nos ouvidos em formação. Fiscalize sem espírito policialesco a música de sua casa. Alguns jovens podem dizer, a música de vocês é música de velho! Mas vá dando em doses homeopáticas essa música de velho e aos poucos vão entender a diferença. A música americana em minha opinião (em outros tempos) a mais completa do mundo pode estar até rica, mas só nos mandam lixo e a meninada de fones no ouvido assimilam e reproduzem. A música francesa, italiana, mexicana, espanhola, cubana, argentina efervescente e perene  antigamente, também não nos chega. Volta Flávio Cavalcanti e quebra o CD na frente do próprio compositor para ver se intimida e mata de vergonha esses artistas vagabundos.

ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO – FATOS E NOMES VERDADEIROS

Examinando Débora em casa com um febrão daqueles, tinha ela uma amigdalite braba! Chamei o avô Fernando Oliveira e mostrei a garganta.
-Mas está cheia  de placas disse ele.
Responde Débora choramingando:
-E o que está escrito nelas?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO

 ALIMENTAÇÃO

FERNANDO AZEVEDO

A nutrição do seu filho começa na gestação. Se for fumante esqueça o cigarro. Bebida alcoólica veja lá, é moderação mesmo. Existe a Síndrome do álcool fetal, é uma doença catalogada. Nem falar em outras drogas. Dispensável. Filhos de dependentes de drogas já se comportam de forma diferente no berçário. Sua alimentação deve ser correta, vigiar o peso, dormir bem (sem remédios para isso) e ter realmente paz no trabalho e em casa. Preparar o peito para a amamentação é fundamental, tomar sol se possível para “curtir” mais a pele, preparar os mamilos e esperar a hora do parto e isso é que está cada dia mais difícil. As cesarianas chegam a 95%! Muitas vezes recém nascidos em halos e respiradores, risco de infecção materna e infantil, recuperação mais lenta. A amamentação infelizmente está declinando apesar da existência hoje de excelentes serviços de apoio a amamentação. A recomendação nossa é de seis meses de amamentação exclusiva, um ano com outros alimentos e se possível chegar aos dois anos dando o peito em vez de leite de vaca. Esse é bom para o bezerro. A informação que a criança que mama tem dificuldade em aceitar os novos alimentos é o maior desserviço espalhado por ai. O leite materno tem um gosto no inicio (colostro) e vai modificando com o passar do tempo e dependendo da alimentação materna. A mamadeira tem sabor igual o tempo todo. A introdução de frutas, legumes e verduras a partir do sexto mês com carne ou frango como proteínas deve ser gradual e ampla. Se houver recusa, deve ser repetida até 10 vezes, mas sem forçar, apenas insistir. Amassar os alimentos é melhor que liquidificar, pois a criança precisa aprender a mastigar e assim desenvolve a musculatura da face. O apetite geralmente é ótimo até os dois anos, pois o crescimento é intenso. Depois cai e deve ser respeitado. A família deve dar o exemplo de comer frutas e verduras, saladas etc. para que a criança copie. Disciplina e lugar para comer são fundamentais. Comer vendo TV nem pensar. Bota na cadeirinha, faça um prato bonito que depois ele vai adorar curtir um bom restaurante. Se comer vendo Xuxa e os Trapalhões vai gostar de barraca. Cuidado com a babá que geralmente não tem paciência nem muito interesse nesse capítulo. Avó adora. Menino não tem dinheiro e quem faz as compras é você. Se trouxer refrigerantes, chips, biscoitos recheados para casa está trazendo problemas. Comer isso num aniversário não vicia, deixa pra la que façam farra. Promessas de prêmio se comerem bem estimulam o chantagista. Pensa que não existe? Só como se me der isso ou aquilo. Se o apetite realmente preocupa pode existir doença por trás. As curvas de crescimento servem para essa avaliação, não devendo haver declínio nem elevação acentuada que avisa se há desnutrição ou sobrepeso e futura obesidade. Atenção aos casais separados: não destruam no fim de semana o que é construído na semana. É freqüente e geralmente o pai é o responsável,  quebrar todas as regras só para ser bonzinho.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O SONO NA CRIANÇA

O SONO NA CRIANÇA
FERNANDO AZEVEDO

Filhos, filhos... Por que tê-los/ mas se não tê-los como sabê-los? (Vinicius de Moraes-Poema sujinho)
A vida estava ótima até que começou na casa o choro do bebê. Acabaram-se as noites bem dormidas, as noitadas com a certeza do sono reparador no outro dia. Mas por falar nisso, quantas horas você dorme por dia? E seu companheiro? Pois é, cada um tem seu ritmo e se satisfaz com as poucas ou muitas horas dormidas. O bebê também é assim e cada um é diferente do outro. No primeiro mês dorme muito, acordando para mamar e logo em seguida desmaiando de novo. Os" bons de cama” dormem as vezes 20 horas. Depois dos 30 dias começam a organizar melhor o sono passando a ficar mais acordadinho de dia, geralmente dando cochilos de manhã e de tarde e  prolongando o sono noturno embora ainda acordando geralmente com fome. Mamam e dormem.  Do quarto mês em diante alguns  já dormem 12 horas noturnas e fazem 2 cochilos durante o dia. Mais tarde quando mais ativos e com mais vivências, às vezes tem o sono um pouco agitado, reviram na cama, choram etc. mas não é mais choro de fome. O importante é não cometer erros que vão lhe levar ao desespero depois. Depois de mamar o bebê deve ser colocado em posição bem vertical no colo para arrotar e quando sonolento (não dormindo profundamente) deve ser colocado no berço e dali não deve mais sair. O acordar e voltar para o colo pode se tornar uma rotina e você não dorme mais. A penumbra, uma música suave (eruditos de preferência, nunca Ivete Sangalo) deve compor o ambiente. A criança tem que memorizar o local de dormir, e se for o colo você vai se ferrar. Aliás, menino e cachorro (quem cria sabe) tem que ser educados nesses pequenos detalhes. Lugar de dormir, lugar de comer... Criança que acorda a noite tem que ser observada. Resfriados por exemplo, acabam com o soninho delas,pois com nariz entupido a noite é péssima. Aliás, qualquer doença respiratória sempre piora de noite. Mas se depois da revista nada for observado, mantenha no berço e agüente o choro senão... Quando maiores, que já saem da cama sozinhos, se dormir uma noite na cama dos pais jamais vão esquecer. Com delicadeza e afeto levem de volta pra cama e façam companhia por um tempo. É sempre bom a criança gostar de seu cantinho e é justo os pais dormirem bem para terem um dia mais tranqüilo e produtivo ao amanhecer. Nenhuma medicação pode ser dada para a criança dormir bem, a não ser em casos de exceção. Pois é a vida é boa, mas não é fácil!

ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO (Rigorosamente verdadeiras com nomes falsos)

Rita era uma menina já nos seus 5 pra 6  anos, muito amiga minha. No meu consultório antigamente por um grave erro de construção havia um desnível de piso entre a sala de espera e minha sala. Para evitar tombos coloquei uma placa na porta: AO ENTRAR NESSA SALA CUIDADO COM O DEGRAU. Quando chegou a vez de Rita entrar, ela parou e começou a gritar que não entraria.
-O que é isso minha filha Tio Fernando é tão amigo seu, você gosta tanto dele!
-Mas olhe o que está escrito na porta mamãe!
O que é Rita?
AO ENTRAR NESSA SALA CUIDADO COM O DRAGÃO!