segunda-feira, 16 de setembro de 2013

AS DORES FREQUENTES NAS CRIANÇAS

FERNANDO AZEVEDO

É uma queixa muito frequente nos ambulatórios de Pediatria a tal da “dor nas pernas” das crianças. Felizmente a maioria se enquadra na chamada “dor de crescimento” que é uma dor sempre noturna (prestem sempre atenção a isso) e melhoram espontaneamente com um colo, um carinho e às vezes necessitando analgésico mesmo. Pode ser dado desde que sem muita frequência. Massagens também resolvem, mas evite sempre as massagens com álcool que é um item cada vez mais perigoso dentro de uma casa. A criança acorda bem, vai à luta, brinca o dia inteiro e de noite lá vem ela de novo em outras ocasiões.
As dores preocupantes são as que acontecem DE DIA. Essas merecem mais respeito e investigação e diria que rapidamente. Frequentemente prejudicam a locomoção, a criança claudica, e muitas vezes outros sinais aparecem tais como dor de cabeça, febre, mal estar geral, e sinais de inflamação em alguns locais como vermelhidão, inchaço etc. Temos que investigar com exames de sangue e imagens para esclarecimento. Miosites secundárias a infecções por vírus são frequentes e tem cura espontânea.

Outra dor comum é a emocional essas mais em crianças maiores (pré-escolares e escolares). Surgem na hora de ir para a escola, nunca acontecem nos fins de semana e feriados e nas férias. Acontecem geralmente como dor na barriga e na cabeça. Esses dois locais merecem respeito e as investigações devem ser feitas. O deixa pra lá está errado. Verificar transtornos emocionais em casa e na escola é o caminho se a investigação com exames nada mostrar e hoje cada dia mais as crianças estão nos consultórios dos psicólogos, psicopedagogos e psiquiatras. Não adianta tratá-las isoladamente, pois é um conjunto de fatores ambientais que deflagram essa instabilidade no pirralho e é difícil juntar a turma e os grandes reconhecerem erros.

Um comentário:

  1. Excelente post! Minha Cecília, tem a tal dor nas pernas quase que diariamente. Quase sempre a noite, mas as vezes acontece de dia tb...
    Acho que a levarei a um ortopedista...

    ResponderExcluir