segunda-feira, 10 de junho de 2013

O SOM DOS CHOROS

FERNANDO AZEVEDO


“Pediatria deve ser muito difícil porque a criança não fala” esse é um comentário comum. Verdadeiro. Aliás, medicina é muito difícil. Entender o organismo animal (incluo a Veterinária) é complicado, a interação dos diversos sistemas atrapalha o médico e o paciente. Muitas doenças na pele, por exemplo, são exteriorizações de patologias em outros órgãos. Tem ainda as doenças psicossomáticas que derrubam muitos pensamentos apressados. Uma coisa na criança é vantajosa. Ela é pura, sincera, não mente e com sua expressão facial revela alegria, tristeza, dor. Ai você pergunta: E o recém-nascido e criança pequenininha? Além da face o choro é música pura. A fome tem um som, a dor outro sempre em tons maiores. A tristeza o abandono em tom menor. As rugas, o franzir da testa compõem o quadro. Quem melhor entende o choro? A mãe. Nós desconfiamos, mas o aval delas é fundamental. Quero abordar, no entanto o choro noturno que sempre é interpretado como fome e lá vem mamadeira desnecessária e a engorda. Nos primeiros meses a criança da trabalho, o primeiro então nem se fala. É um organismo em crescimento intenso e precisa combustível, mas a partir do quinto mês, por exemplo, muitas já dormem a noite toda. Pelo som veja se tem som de fome ou de desconforto que pode ser uma ma posição, algum incômodo, frequente em área de fraldas, calor, frio, nariz entupido, tosse. Com esse choro noturno cria-se um raciocínio que “para não acordar dou uma mamadeira quando está dormindo, pois não vai despertar com fome” Terrível engano, vômitos frequentes, refluxos, despertar sem fome e com isso não se interessa por outra alimentação seguindo a tomar mamadeiras durante o dia todo. As famosas cáries de mamadeira aparecem e a dentição se prejudica. A partir do quinto mês, experimente depois de verificar tudo, tentar se um chá ou água não resolve. Se for fome mesmo paciência, cada um tem seu ritmo, mas a obesidade começa a ser combatida  com essas pequenas ações.

2 comentários:

  1. Muito bom!! Comecei a oferecer água e chá para Camila após os 6 meses, conforme suas orientações e realmente não era fome...

    ResponderExcluir
  2. Dr. Fernando, e se no lugar da mamadeira for leite materno, ainda assim há o risco da cárie? Arthur está com 11 meses e acorda duas vezes, mama e volta a dormir.

    ResponderExcluir