segunda-feira, 26 de novembro de 2012

OLHA AI O VERÃO GENTE!


FERNANDO AZEVEDO

Chegou mesmo o verão, férias à vista, e nordeste com suas praias e resortes tornam-se um programa obrigatório para os daqui e os de fora. Vão ai algumas noções e conselhos como aproveitar melhor e sem risco o bendito sol.
Saibam algumas coisas. Existe o que se chama fototipo que se gradua de I a VI. Isso dependendo da cor da pele. O I seriam os branquelos mesmos, o tipo europeu louro e de olhos azuis e o VI seria o africano, o chamando preto retinto.  Os números mais baixos são mais propensos ao câncer de pele,  e o VI mais resistentes pela alta taxa de melanina. Os vira-latas como eu e outros desse querido Brasil miscigenado  graças aos queridos portugueses (quero minha cota) ficam na categoria intermediária.
Todos, no entanto devem se proteger, sobretudo no horário das 10 às 15 horas e ai vão alguns apetrechos: chapéus, bonés, óculos, roupas com proteção UVC, guarda sol lembrando que areia, piso, água e até neve são potentes irradiadores do sol.
Aplicação de filtro solar 30 ou mais alto meia hora antes de exposição e renovação a cada duas horas. Não usar sprays que protegem muito pouco. Usar os cremes e em camada mais espessa. Proteger lábios e orelhas
Existe o chamado CAPITAL SOLAR que é a capacidade da pessoa tolerar a exposição ao sol e quando esse” dinheiro acaba” a pele envelhece , enruga e fica mais propensa ao câncer. Criança até seis meses não deve usar protetor pois o sol é altamente benéfico no horário adequado e por 20 a 30 minutos de exposição. Os maiores por permanecerem mais tempo é que são o alvo pois o câncer de pele aumenta na infância e sobretudo na adolescência e em meninas. As câmaras de bronzeamento são totalmente contraindicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário