segunda-feira, 4 de junho de 2012

A HUMANIZAÇÃO DA CRIANÇA


FERNANDO AZEVEDO

Fiz um curso primário pra lá de excelente. A educadora Eulália Fonseca (Lalu) com o seu avançado Instituto Recife na Rua 48- Espinheiro- estava décadas na frente de outros estabelecimentos. Além dos aprendizados obrigatórios tínhamos aulas de música, eu cantava no orfeon, sabíamos todos os hinos e cantávamos nas solenidades, aprendíamos artes plásticas e trabalhos manuais para apresentação num evento anual, tínhamos um grêmio com presidente secretário etc., aprendíamos a redigir uma ata, passar telegrama, escrever carta, requerimentos, descrever paisagens em quadros para testar a sensibilidade de cada um, plantávamos feijão em algodões molhados para vê-lo brotar, inesquecíveis visitas a indústrias como a Fratelli Vita e a fábrica Pilar e uma série de outras coisas que nos fazia participar da sociedade. Não esqueço minha vida de colégio primário. Depois um desastre que continuo a ver até hoje através de filhos e netos onde a competição e a decoreba estão acima de tudo para a preparação para o vestibular. Mas existem ainda trabalhos excelentes que vocês pais devem saber, apoiá-los e entenderem que isso faz um bem enorme na formação de uma criança. A arte seja ela qual for deve ser mostrada continuamente e cada um escolhe a que mais se identificar. Conheçam EUNICE VAZ CURADO e a sua OFICINA DE JARDINAGEM e vejam que belo depoimento.

“Minha profissão: minha arte, meu dom.

Todas as decisões que tomamos têm implicações na vida, envolvendo algum tipo de risco. Na vida profissional ou social, as decisões que tomamos é que determinam o sucesso ou fracasso, ganho ou pela, vitória ou derrota. Fui professora de educação infantil e sabia que essa era a minha vocação ou melhor, é. Na época que decidi deixar as salas de aulas por vários momentos passou pela minha cabeça que estava tomando uma decisão precipitada, mas resolvi arriscar. Comecei a afazer o curso de paisagismo no centro de estudos paisagísticos do Recife , CEPA. Naquelas aulas aprendi sobre projetos e a arte da jardinagem. No começo não foi fácil, agora é que estou começando a colher os frutos da minha plantação. Certo dia resolvi levar uma filha de minha amiga a uma oficina de arte e aquele local me agradou muito. Voltei para casa e fiquei pensando o que poderia construir naquele ambiente, pois a criatividade é algo que não pode faltar, estou sempre criando, e o que fazia falta naquele momento era trabalhar com o público infantil. E por que não trabalhar? Reservar algumas horas e um dia da semana das crianças eu sabia que estava faltando a motivação que encontrei naquele espaço verde e o meu jardim seria das crianças. Resolvi dar uma vez na semana, oficina de jardinagem para crianças, conscientizando desde cedo sobre a importância da preservação do meio ambiente. Ter a criança como um agente multiplicador dos conceitos de responsabilidade social e ambiental através das oficinas. A primeira oficina trouxe um retorno imediato, não esperava uma resposta tão rápida. Hoje sou solicitada para dar aulas em vários locais e tento conciliar sempre que posso, pois me sinto realizada e tenho muitos outros projetos em mente. A minha motivação vem de uma frase da música de Gonzaguinha: “Eu fico com a pureza das respostas das crianças. É a vida” Minha motivação para continuar fazendo esse trabalho que só tem dado alegria e satisfação” 

9 comentários:

  1. Nina, o seu trabalho é incrível! Como estou ogulhosa de você. Parabéns pela visão e por saber que é através da educação de nossas crianças que vamos construir um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dr° Fernando pelas palavras e por ter abarçado esse projeto que não é só meu e sim das crianças.
    Abraços Eunice.
    Se vocês quiserem conhecer ainda mais o projeto
    http://afigurinista.blogspot.com.br/?view=classic
    Com fotos da oficina.

    ResponderExcluir
  3. Prima Obrigada pelo incentivo.Quando estiver de visita a Recife traga Sofia para participar.Bj

    ResponderExcluir
  4. Conheço Eunice, a querida amiga Nicinha, que conheci pela Internet através de meu filho João Luis. Conheci a sua dedicação ao paisagismo e a sua ligação com a Natureza por meio dos posts no blog Naturaleza http://anaturaleza.blogspot.com.br/. Ao longo das nossas trocas de mensagens sobre os mais diversos temas, percebi a sua sensibilidade para com as crianças. Inclusive, ainda devo a ela um poema sobre pimentas e crianças (nada mais próprio)... Um belo dia, vejo a divulgação de seu projeto da Oficina de Jardinagem para crianças. Tudo a ver! E, já dá partida com esse concurso de fotos, que estimulou participação de seus aluninhos, despertando o seu amor pela mãe Terra. Iniciativa mais que importante; necessária! Assim se faz educação. Assim se fertiliza o crescimento de um ser. Assim é, e assim será, um mundo melhor com essas crianças e a sua fada Nicinha.

    ResponderExcluir
  5. Nicinha, parabéns pelo maravilhoso trabalho!!
    Beijos de toda a equipe Atelier Decor

    ResponderExcluir
  6. Nicinha, adoro sua oficina de jardinagem pata crianças! Parabéns! Beijos
    Vitoria

    ResponderExcluir
  7. É muito legal esse projeto e a Nicinha é uma pessoa e profissional ótima! Parabéns pela iniciativa!!!! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de agradecer as palavras de amigos queridos que sempre apoiaram essa iniciativa.
    Obrigada Jopin,Simone, atelier Decor, Vitória e Kátia Bonfadini.

    ResponderExcluir
  9. Olá Eunice,
    Parabéns pelo belo trabalho com as crianças. Quem educa sabe como é importante o trabalho com a sementinha(criança), para que ela cresça saudável e dê bons frutos e boa sombra. Para quem aquí se interessa pelo tema (humanização das crianças) vale a pena conhecer também o trabalaho realizado pela Pedagogia Waldorf (www.escolawaldorfrecife.com.br)
    Fica a dica,
    Débora.

    ResponderExcluir