segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A ESTATURA DAS CRIANÇAS

A ESTATURA DAS CRIANÇAS

FERNANDO AZEVEDO

Há uma preocupação permanente da parte dos pais sobre a estatura do filho. Se essa preocupação já existir na gestação vá abandonando logo o cigarro e a bebida, dois fatores importantes para gerar uma criança de baixo peso e estatura. Algumas doenças podem também ser a causa de modificação na curva de crescimento, sobretudo doenças crônicas, doenças metabólicas, síndromes  etc. O fator principal determinante da estatura final é o genético. Famílias altas tendem a ter os filhos maiores. Filhos de baixinhos vão ter filhos baixinhos também e na mistura pode sair uma criança bem maior que a outra. Que importância tem isso? Essa valorização exagerada do corpo não tem o mínimo sentido. O que interessa é a cabeça, a inteligência, o potencial intelectual de cada criança. Colocá-las para praticar esportes para crescerem é decepcionante. Escolhem-se os altos para goleiros, jogadores de  voleibol ou basquetebol e os pequenos para jóqueis, automobilismo, ginastas. Cada esporte exige um tipo físico. Corredores de maratona obrigatoriamente são magrinhos e pequenos, os de corrida de explosão e alta velocidade são extremamente musculosos. Não obrigue seu filho comer dizendo que “se não comer não cresce” . Outro fato que perturba é na puberdade. Uns crescem logo aos doze anos e outros aos quinze. É o retardo puberal constitucional muito comum. Muitas vezes acompanhamos com exames tipo radiografias do punho ou dosagens hormonais que geralmente são normais. Pensar em usar hormônio do crescimento é absurdo, mas infelizmente se vê por aí, o que arrasa o bolso do pai/mãe e não adianta de nada pois ele só funciona quando realmente há déficit desse hormônio. Prepare então a cabeça da criança e deixe o corpo em segundo plano até porque a cabeça ele vai precisar durante toda sua vida e o corpo belíssimo de algumas  pessoas às vezes não agüenta muito tempo. Fica um caco!

ESTORIAS DE CONSULTÓRIO
Depois de muito sorvete e refrigerante no Parque da Jaqueira, Henrique queria fazer xixi com urgência. E lá vai o pai com ele para o banheiro e abre o zíper, e lá está camisa por dentro da calça, cueca, e nada do pai achar o caminho pra botar a pitoca  do filhote pra fora.
É quando Henrique já desesperado grita:  -Vai pai!
-Me ajude a achar a pitoca Henrique.
-”Já passasse por ela três vezes pai”!

Um comentário:

  1. Dr.Fernando
    Como sempre , muita boa a sua abordagem.Gostaria apenas de lembrar o quanto é importante uma boa alimentação e como esta é desprezada atualmente.Pais dedicados, amorosos, sempre dizem que querem o melhor para seus filhoa, mas, a grande maioria relega a alimentação do filhote a um segundo ou terceiro ou último plano.Gastam-se horrores com guloseimas, lanches, passeios gastronômicos e depois, gasta-se mais ainda com as doenças precocemente desenvolvidas.Hoje é comum crianças com alergias a corantes, hipertensas, dislipidêmicas,obesas, com dificuldades de relacionamentos, enfim, doentes.
    Vamos dar um pouco mais de atenção ao que os filhos comem, educar também é cuidar da saúde e a boa saúde passa por bons hábitos alimentares cultivados desde a mais tenra idade.
    Um grande abraço
    Luisiana Lamour

    ResponderExcluir