segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A CRISE NA EUROPA

A CRISE NA EUROPA

FERNANDO AZEVEDO

Acho que essa manchete está em todos os jornais, telejornais, nas colunas de jornalistas econômicos etc. Mas chegou também na medicina.  Meditem sobre esses tópicos de um artigo que li recentemente e comparem com nossa situação vocês que são pais e avós.
1.       Com a crise, avós espanhóis sofrem estresse por excesso de responsabilidades com os netos
2.       Alguns avós se sentem angustiados pelo excesso  de trabalho.
3.       Cuidar dos netos pode ser um prazer, mas também um problema. Um relatório espanhol indica que desde o inicio da crise econômica em 2009 o número de avós que passaram a cuidar  dos netos para ajudar o bolso dos filhos aumentou 47% e com isso subiu o nível de estresse dos mais velhos
4.       Diante dos cortes e gastos dos pais com creches, atividades extraescolares e babás, os avós viraram serviços de primeira necessidade. Assim 50% dos maiores de 65 anos na Espanha cuidam dos seus netos diariamente. 45% o fazem toda semana.
5.       Em 1993 apenas 9,5% dos avós cuidavam dos netos
6.       Na Grã Bretanha uma de quatro famílias recorre aos avós pára cuidado das crianças.
7.       Os avós espanhóis não sabem se utilizem na educação os seus critérios ou o dos seus filhos
8.       Reinvidicam seus direitos de serem avós e não educadores
9.       Temem que depois de cuidarem de filhos e netos durante toda a vida, ninguém se preocupe por cuidar deles
10.   Estão aumentando as consultas médicas por estresse e ansiedade segundo as pesquisas da Sociedade Espanhola de Geriatria  e Gerontologia feitas para o Ministério da Saúde.
11.   O Psiquiatra Paulino Castells, uma das maiores autoridades nacionais (Espanha) no assunto com 18 livros publicados acredita que o papel dos avós nos tempos de crise é tão importante que “se fizessem greve o país entraria em colapso”
12.   Está havendo uma mudança hierárquica. Pais que procuram refúgio no lar da infância se transformam em irmãos mais velhos dos seus filhos e isso é um erro.
Esses são os tópicos principais e merecem uma reflexão, Estamos numa situação melhor em minha opinião em relação a “essa crise”. Babás são frutas raras e maioria não presta e por isso os berçários e as escolinhas proliferam. Mas aqui o que vejo é falta de avós, que se agrupam em clubes da terceira idade, viagens ou mesmo trabalho. Os avós fazem muita falta, não como educadores e sim como deseducadores que os netos adoram e se apegam.
Já comprou a plaquinha “NA CASA DE VOVÓ PODE TUDO” ou quer ir morar na Espanha, na Europa, no primeiro mundo?                

Nenhum comentário:

Postar um comentário