segunda-feira, 3 de outubro de 2011

OS BICHOS

OS BICHOS

FERNANDO AZEVEDO

A minoria das pessoas detesta bichos. Felizmente é a minoria, porque o benefício que um animal de estimação proporciona a uma criança é incalculável. Vamos ao outro extremo, a velhice: hoje algumas raças estão sendo muito usadas para tratamento de pacientes com mal de Alzheimer. O dar banho, escovar os pelos, traz de volta memórias da infância e uma enorme alegria aos velhinhos. E o cão guia que maravilha! Em muitos hospitais da Europa as crianças são visitadas pelos seus bichos de estimação e se alegram tanto com isso que aceleram seu processo de cura.
Eu tenho uma dívida impagável com os meus. Sempre criei pastores alemães em casa, como amigos e como guardas. Minha casa era conhecida pela “casa dos cachorros” pelos carteiros, motoristas de táxi etc. Foram os bichos que ensinaram aos meus filhos e amigos a reprodução das espécies, o acasalamento, a importância do leite materno, a fidelidade, a amizade e como o investimento nisso vale a pena!
Nunca, em 30 anos, tive um acidente porque não criávamos feras. Quando você escutar um caso que um cachorro agrediu ou até matou seu dono, pode ficar a favor do bicho.
Existem raças excelentes e que você pode escolher conforme more em casa ou apartamento. Essa historia de alergia ao pelo do cachorro não se pode contestar, mas pode se contornar. Tínhamos também o nosso papagaio José que aos primeiros raios de sol começava a gritar Fernaaannndo, Fernaaannndo, para que eu o tirasse da gaiola e tomasse café comigo. Dia de ovo frito então era uma festa, mas adorava também bons queijos, presunto, que realmente são mais gostosos que semente de girassol. Hoje ele está na casa de meu filho, pois não se adaptou a apartamento. Tristeza impressionante. Então reveja suas nóias, crie um cão de estimação, cuide bem dele, não o engaiole, deixe-o livre e você repetirá sempre uma frase antológica: “Quanto mais conheço os homens, mais gosto do meu cachorro”.
PS –
1)      Se o cãozinho que você cria, bem cuidado, vacinado, morder seu filho na brincadeira só lave o ferimento. Nunca ele será portador de raiva. Não precisa vacina na criança.
2)      Os animais de pelo curto são melhores no caso de crianças alérgicas. É mais fácil banhar, escovar e os pelos não se espalham pela casa.
3)      Alimente-o só com ração e se o cãozinho do seu filho também quiser provar nem se preocupe. Nada acontecerá, mas ração é mais cara que Sucrilhos, Neston etc.



5 comentários:

  1. eu queria ter um cachorro mais minha mae nao deixa... D:

    ResponderExcluir
  2. Ai, que maravilha ler este texto! Amo animais, especialmente cães, e cresci exatamente como seus filhos, tendo cachorros como companheiros. Agora tenho minha filha, com 9 meses, e ela compartilha a companhia de 2 yorkshires, na casa da avó, todos os dias. Acho muito saudável!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Dr.Fernando
    Amo incondicionalmente os animais e concordo com o senhor, animal faz um bem danado à nossa saúde.
    Um abraço
    Luisiana Lamour

    ResponderExcluir
  4. Grande e sábio texto. Eu e Taciana gostamos muito e gostaríamos de reproduzí-lo na próxima revista Perto de Casa. Que achas? Um forte abraço, Felipe Abreu. Saudações alvirrubras.

    ResponderExcluir
  5. Não só os cães, como os gatos fazem muito bem. Fui criada e assim crio meus filhos com gatos (agora na casa da avó, pois moro em ap).

    ResponderExcluir