SEU FILHO DORME BEM?
FERNANDO AZEVEDO
Atentem para um fato: o nariz é importantíssimo para uma boa respiração. Se ele não funciona bem a boca entra em auxilio. Muitas vezes são processos agudos, tipo resfriados e gripes e cessam em pouco tempo. Se no entanto você notar que o pirralho mantém a boca sempre entreaberta acordado ou dormindo, se baba no travesseiro, ou se ronca ai o fato merece muita atenção. Nos alérgicos o provável é uma rinite alérgica, doença crônica, mas controlável. Em crianças entre dois e oito anos é grande a probabilidade de aumento de adenóides e amígdalas, que junto com o tombamento da língua para trás no sono, obstrui em grande parte as vias aéreas altas. Se você ouvir o ronco de longe a coisa está braba. Veja o que pode acontecer por esse motivo às vezes tão relegado e até motivo de riso na família.
Pela noite mal dormida, baixo rendimento escolar, alteração do humor, agressividade, rótulo de TDAH, sonambulismo, xixi na cama, déficit auditivo (mais um fator para o déficit escolar) otites, diminuição do apetite, sonolência diurna, bruxismo (ranger de dentes),alterações cardiorrespiratórias, sono agitado,rótulo de pouca inteligência, déficit no crescimento. Chega!
O diagnóstico pode ser feito através de radiografia, de nasofibroscopia, ou polisonografia. Desses o mais simples é a radiografia, mas tenho uma preferência hoje por uma coisa muito simples e que todo mundo tem em casa. Uma máquina digital. Faça um filme da criança dormindo focando sobretudo o nariz a boca e o pescoço. Com áudio para ter idéia do ronco. Dispensável produção de CD, basta mostrar na máquina mesmo.
Pode-se tentar um tratamento clínico, mas a cirurgia de adenóide e as vezes também das amígdalas traz um resultado fantástico.
Agora vão dizer:tudo isso por causa de um nariz entupido? Duvido. Duvide não!
ESTÓRIAS DE CONSULTÓRIO:
Ama com fé e orgulho
A terra em que nasceste
Criança, não verás nenhum país como este! (Olavo Bilac – Soneto à Pátria)
Foi o que aconteceu com Bruno agora. A mãe levou-o para a Disney e depois de tanto parque Bruno oito anos disse;
Mamãe eu não agüento mais isso, eu queria estar era em Gravatá! Parabéns Bruno.
Mamãe eu não agüento mais isso, eu queria estar era em Gravatá! Parabéns Bruno.
Muito esclarecedor, tio Fernando. Tenho sofrido com o João Pedro com boa parte dos sintomas que você mencionou: alteração do humor, agressividade, rótulo de TDAH, diminuição do apetite... Você conhecendo bem a minha mãe, até levar para benzer ela já levou, após ter presenciado a agitação do João durante o sono. Bem, vamos partir para o Rx de cavum :)
ResponderExcluirGabriela.