sexta-feira, 13 de maio de 2011

COISAS QUE A GENTE NÃO ESPERA

COISAS QUE A GENTE NÃO ESPERA
FERNANDO AZEVEDO

Talvez a mais conceituada revista médica pediátrica seja o PEDIATRICS, editado pela  Sociedade Americana de Pediatria. Existem discordâncias sobre esse assunto, como em tudo na vida. Já dizia Nelson Rodrigues: a unanimidade é burra. Exatamente ontem (8/5/11 – viva a internet) foi publicado um artigo cujo nome é DEPRESSÃO FACEBOOK. Como disse acima há discordâncias, mas achei interessante referir para vocês. As crianças, adolescentes, sobretudo ao se inscreverem no face book ficam observando os companheiros do site com fotografias bonitas, grupos, passeios etc. além de um número acentuado de amigos e como não tem o mesmo perfil, entram em depressão ao não serem aceitos, por não terem  um aumento nos seus registros de companheiros  ou mesmo não serem bonitos. Alguns pesquisadores discordam e acham que é apenas uma extensão de uma depressão pré-existente. “Pode ser mais doloroso do que sentir-se sozinho na lanchonete da escola lotada ou em outras situações da vida real.”
Alguns adolescentes e acham que o face book realmente é um “concurso de popularidade”e se você realmente não tem muitos amigos e se depara com atualizações de outras pessoas, de status e fotos com amigos, pode ficaar chateado.
O face book hoje é considerado a “loja da esquina”
A bola está levantada. Opinem, é interessante o assunto.
O gostoso da medicina é que as patologias surgem continuamente e não existe esse negócio de médico atualizado. As informações hoje em dia são abundantes e as verdades são sempre transitórias. Temos que ter o habito de ler o mais possível para que se possa realmente ficar “atualizado”.

4 comentários:

  1. Caro Fernando, o Face,como outras redes sociais não seria já a busca por livrar-se da solidão e, no caso de adolescentes e jovens, será que poderíamos ver mesmo como um causado de depressão mesmo sabendo que o boom do facebook só tem uns 3 anos e a depressão ou estados depressivos já aconteciam antes? não é de hoje que adolescentes disputam absolutamente tudo...

    ResponderExcluir
  2. ADOREI o tema de abertura do blog :D
    Como "pesquisadora" do tema Redes Sociais, com mais foco em mídias sociais é bem verdade, sigo os caminhos dos que acreditam no mundo virtual como um universo espelho do que já somos no mundo real. Ou seja, na prática significa acreditar que estes adolescentes teriam o mesmo comportamento "depressivo" se não vivessem neste mundo conectado de hoje. Sempre existiu adolescentes em busca de popularidade,não acham?

    ResponderExcluir
  3. Oi Regina, so hoje aprendi a responder. Semi-analfabeto digital tem que pedir ajuda sempre. A depressão é secular realmente mas o mundo hoje está nos levando ao medo e com isso ao isolamento. O ombro amigo faz falta. o cheiro do povo é necessário. A pesquisa é interessante. Fico do lado da depressão ou tendencia depressiva pre-existente mas o não fazer amigos, não aumentar seu relacionamento afinal os estudos comparatyivos podem ser GATILHO para a turbulencia aumentar.

    ResponderExcluir
  4. Também penso como o Sr..... Acredito naquela máxima que diz.." O que os olhos não vêem o cração não sente.." é por aí.
    Os Facebooks e orkuts da vida nada mais são do que uma vitrine para mostrar os que sao mais aceitos , os que passeiam mais , os que tem e fazem mais coisa legais...e por vezes um sentimento depressivo que estava escondido e tentando ser superado normalmente e com amor , de repente explodem frente a tamanha felicidade, beleza e aceitação alheia..mesmo que virtual..pois na minha opnião , ninguém , ninguém mesmo é feliz ( nem triste ) 24 hrs por dia , como muitos fazem questão de expor nessas redes socias.
    Bem ..isso é uma opnião minha...como as minhas filhas ainda não estão neste mundo virtual , a realidade aqui em casa é outra ! ;)

    Beijao

    Carol Bortolin

    ResponderExcluir