segunda-feira, 17 de julho de 2017

FEBRE AMARELA- NOVAS RECOMENDAÇÕES



PEDIATRIA E ARTE
FERNANDO AZEVEDO

FEBRE AMARELA- NOVAS RECOMENDAÇÕES

Todo o esforço de Oswaldo Cruz no início do século XX para a erradicação da Febre Amarela no Rio de Janeiro, enfrentando protestos da população e de políticos, e saindo vitorioso com a erradicação do Aedes Aegypti volta a ser um problema e agora não só naquele estado, mas praticamente em todo o Brasil. As novas recomendações do Ministério da Saúde são de vacinas a população do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O nordeste é poupado não se sabe até quando. O Aeddes Aegypti (o mesmo da Dengue, Chikungunya e Zica) são responsáveis pela transmissão da doença nas cidades e os Haemagogus e Sabethes nas matas, na Febre Amarela silvestre sendo observado a morte de macacos o grande reservatório do vírus. Toda a população fixa e de viajantes deve ser vacinada. Algumas exceções, no entanto devem ser observadas:
1.       A idade recomendada é a partir dos 9 meses e excepcionalmente aos 6 meses.
2.       Não vacinar portadores de imunodeficiências primaria ou secundárias como os que estão em químico ou radioterapia, em uso do corticoide por tempo prolongado, historia pregressa de doenças do timo (Miastenia gravis. Timomas), ALERGIA GRAVE A OVO, Não vacinar gestantes nos três primeiros meses, mães que estão amamentando (durante um período de 15 dias após vacinação). Se possível coletar o leite e congelar para oferta nesse período, alguns cuidados com idosos acima dos 60 anos
3.       Não vacinar simultaneamente com outras vacinas de vírus vivos atenuados como os da Poliomielite injetável, Sarampo, Caxumba e Rubéola, Varicela. Fazer um intervalo de trinta dias para aplicar a de Febre Amarela.
4.       NOVOS CONCEITOS – Basta uma dose para imunizar por toda a vida e não se deve fazer repetição de dez em dez anos como antes.
5.       SEGURANÇA DA VCINA – Totalmente segura, apenas podendo haver reações leves, banais.
Esse ano teve o registro de 707 casos com 275 mortes. No inverno os mosquitos não ficam em grande atividade, mas no verão com calor e umidade eles fazem a festa.
Prevenir sempre e esses mosquitos não sairão mais do Brasil mesmo fazendo delação premiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário