segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O OLÉ E O ROLÉ.



FERNANDO AZEVEDO
 
Minha primeira viagem ao Rio de Janeiro foi em 1949. Entre as atrações turísticas estava o Maracanã, o maior estádio do mundo que vimos por fora, pois ainda estava em obras para a Copa do Mundo de 1950. Essa foi a minha primeira Copa. Barbosa Augusto e Juvenal, Bauer Danilo e Bigode, Friaça (substituto de Maneca) Zizinho, Ademir, Jair e Chico. Esses eram os nossos guerreiros. O Brasil ao pé do radio, famílias inteiras reunidas. A cada vitoria mais entusiasmo e orgulho pátrio. No jogo com a Espanha houve um fato interessante. O Brasil ganhava de goleada, todo o estádio vibrava a cada gol e um homem baixinho chorava. Como pensaram que ele era espanhol começou uma xingação. Ele explicou; - Não sou espanhol. Sou brasileiro, e choro porque a música que vocês estão cantando é minha. Todo o estádio cantava Touradas em Madri de João de Barro o Braguinha. A final fatídica foi comovente, o Brasil chorava de meninos a velhos e eu nos meus 10 anos de vida passava pela maior “primeira emoção”. Seguiram-se outras, 1954, 1958. Aí surge Pelé um adolescente de 17 anos. Em 1962 o bicampeonato com a maestria de Garrincha, a enciclopédia Newton Santos e o possesso Amarildo de Nelson Rodrigues.  Em 1970 o tricampeonato no México visto de junto pelo meu irmão Luciano que voltou encantado com tudo, sobretudo com a cordialidade entre as nações e a receptividade do povo mexicano. Seguem-se as outras até chegar a nossa vez de novamente sediar esse magnífico evento esportivo. Só que agora a Tourada é outra, não é mais a de Braguinha. A tourada está nas ruas com os Black-bloks e o Olé foi substituído pelo Rolé ou rolezinho para os íntimos.  O país não tem mais ordem. O PT e seus ladrões nos avacalharam para o mundo. Ali Babá não conseguiu abrir os jogos pan-americanos e a Presidenta foi barrada na Copa das Confederações. A vaia foi intensa, imensa. Na minha escola primária cantava o Hino Nacional Brasileiro com o maior orgulho e isso me fez amar esse meu país que vejo ser entregue a ladrões rasteiros e medíocres. O mundo está decepcionado com tudo que vê e teremos tempos quentes em Junho. Os jogos que sempre foram uma fonte de integração se desintegraram. O medo de ir para as ruas é grande e a FIFA suspende os eventos públicos com telões sobre os jogos. Os patrocinadores sofrem os danos. Em qual país existe rolezinho? Perdemos esse jogo. Não interessa o placar das pelejas e não haverá a virada no segundo tempo. Muito triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário