segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TATUAGENS DE HENNA (2)


FERNANDO AZEVEDO

Escrevi no blog há uns meses atrás sobre esse assunto. Tive vários casos de queimaduras importantes e cicatrizes queloidianas após tatuagens de Henna.Fiz contato com a Vigilância Sanitária informando, e os casos aconteceram no litoral sul e também em Cabedelo. Agora num jornal na Espanha encontro as explicações. HENNA: CUIDADO COM LOS TATUAJES DE HENNA. Repasso para vocês.
“As tatuagens temporárias não são tão inofensivas quanto parecem". Alguma HENNAS estão adulteradas e podem produzir reações alérgicas na pele como bolhas graves e em alguns casos (poucos) cicatriz depois da cura. Algum doente inclusive tivemos que hospitalizar e tem havidos casos isolados de ingresso em UTI. A razão? Com a globalização os turistas nas praias (inclusive nas piscinas ou férias) de Canárias, Valência, Alicante, Creta Tunis, Marrocos, Austrália, Califórnia, Egito, lsrael e Tailândia. O problema vem porque os usuários não podem ou não querem esperar as horas para a tinta secar e os tatuadores adulteram ilegalmente a henna com uma substância ilegal que reduz o processo a dez minutos. A alergia não aparece até as 24 ou 48 horas e nesse momento o turista já foi embora e os tatuadores contentes. Ante a proliferação desse tipo de problema em nossas costas a AEDV (Academia Espanhola de Dermatologia e Venerologia) decidiu alertar sobre seus perigos do mesmo modo que tem feito a AAD (Academia Americana de Dermatologia) na Austrália e Califórnia. A Agencia Espanhola de Medicamento já avisou sobre essa matéria há Alguma tempo, mas não houve divulgação. Agora que estamos perto das férias ao sol, é o momento de todos em geral e os adolescentes em particular (os melhores clientes desse negócio) tomarem conhecimento que a tatuagem não é uma coisa inócua.
O que é a HENNA Uma planta (Lawsonia inermis) que se utilizava desde a antiguidade para tingir os cabelos das múmias dos egípcios e que se usa hoje, todavia como tintura capilar na cultura hindu e islâmica. Para as tatuagens corporais se emprega o pó da planta misturado com água.Se realiza a distribuição pela pele e tem que deixar a pasta durante l a 4 horas para que se fixe e que se manterá por 2 a 3 semanas.
O que provoca as alergias? A henna natura é segura, mas os tatuado ires a adulteram com parafenilendiamina para secagem rápida pois os turistas não querem deixar de se banhar e carregar suas mochilas.A parafenilendiamina pode produzir reações graves.
Como saber ser está usando uma henna tóxica? Qualquer uma que leve o nome de HENNA NEGRA é.  “Além disso, desconfiar das hennas vermelhas, laranja porque seguramente se adicionaram substâncias.”
MAIS UMA VEZ O AVISO ESTÁ DADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário