segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ORAÇÃO A SANTA CECILIA

FERNANDO AZEVEDO

LIVRAI-ME SANTA QUERIDA /DE TANTA IMBECILIDADE/A MÚSICA É PARTE DA VIDA/ MAS NÃO ESSA MEDIOCRIDADE/E ESSES COMPOSITORES/QUE O BRASIL OUVE E DELIRA/SÃO NA VIDA UNS IMPOSTORES/QUE A MÍDIA NOS ATIRA.

Santa Cecília é a padroeira dos músicos e só pedindo a ela uma proteção. Na coluna de Ancelmo Gois (JC 9.1.14) leio essa noticia que não vou classificar de estarrecedora porque a mediocridade no Brasil só aumenta. Vejam as pérolas: “PAIS SAFADINHO. Acredite: Sabe qual foi segundo o ECAD a música mais tocada em 2013 nas boates e casas de show? Louquinha, dos sertanejos João Lucas e Marcelo. Um trecho: Louca louquinha/Dá uma empinadinha/Dá uma agachadinha/Você tá soltinha/Que é isso gatinha? Em segundo lugar ficou Amor de chocolate de Naldo. Um trecho: Eu não tô de brincadeira/ Eu meto tudo, eu pego firme pra valer/Chego cheio de maldade/Eu te ligo e chega a noite/Vou com tudo e vai que vai/Tem sabor de chocolate/O sexo que a gente faz. E finalmente: o terceiro lugar foi Gatinha assanhada de Gustavo Lima. Um trecho: Gatinha assanhada/Cê ta querendo o que?/Eu quero mexer/Eu quero mexer”.
Na minha visão tudo começou no desgoverno Collor. A esposa adorava dupla caipira e levou as famigeradas para o Palácio do Planalto. A partir daí essas porcarias foram se multiplicando e tomando conta do cenário musical brasileiro. Haja Xitãozinho com Chororó, fulano com beltrano, todos com o mesmo timbre insuportável. Melodias e poesias de jogar no lixo, mas de tanto ouvir, o povo foi assimilando e exigindo a presença deles nos grandes eventos. Nessa esteira veio o funk e outras coisas escatológicas.
Por vergonha sumiram os grandes compositores e poetas, e não vejo mais produções boas da velha guarda. Os samba enredo não dizem mais nada e os temas são patrocinados por governos, uma vergonha. As deliciosas marchinhas cariocas se acabaram e mesmo a Fundição Progresso realizando concurso todo ano não extrai nada de valor. Não há renovação nos nossos frevos, ninguém divulga nada. Compor pra que?

Tá muito ruim Santa Cecília. Veja se da um jeito nisso porque tem muito Faustão por ai com muitas horas de programa e nesses não são convidados os grandes instrumentistas e cantores (as) brasileiros. É uma lastima. 

Um comentário:

  1. querido! que bom que temos um mundo paralelo onde não compactuamos com essa pornofonia, gratidão por desabafar, é no desabafo do outro que encontramos eco para os nossos próprios... um abraço triplo daqui, diana, clara e bob

    ResponderExcluir